E aí, nobres leitores. Tenho acompanhado o julgamento do STF sobre os atos de tentativa de golpe. Como vocês sabem, não suporto o Lula e também não suporto o Bolsonaro. E já adianto: não sou advogado, meu conhecimento de leis é quase o mesmo que tenho sobre mecânica de carro — bem limitado.
Mas desde o início achei esse processo muito errado. Não pelo que aconteceu em si, mas pelo andamento. Nunca entendi como o Xandão pode ser o julgador dos fatos sendo, ao mesmo tempo, vítima deles. Isso simplesmente não faz sentido.
Acompanhei o voto do Fux e, pra mim, foi o mais coerente até agora: o STF não tem competência pra julgar esse caso. E mesmo que tivesse, só o fato do Xandão estar presidindo já compromete a imparcialidade.
O Bolsonaro tem culpa no cartório? Óbvio que tem.
O julgamento está sendo conduzido de forma correta? Tenho sérias dúvidas. Pra mim, a resposta é não.
Cuidado, muito provavelmente o seu blog acaba de entrar no filtro da inteligência da PF - e não estou brincando. Preserve-se, estamos vivendo em uma ditadura.
ResponderExcluirEu achei o voto do Fux uma vergonha. Concordei com as preliminares que ele estabeleceu, visto que Bolsonaro não deveria estar sendo julgado no STF e só foi por manobras internas da corte. Porém, com as provas coletadas, ratificadas até em eventos públicos dele com seus apoiadores ou por meio de grande parte da população em portas de quartéis solicitando golpe de Estado, não tinha como inocenta-lo. Os argumentos que ele apresentou para inocentar foram completamente incoerentes.
ResponderExcluirsim.. o que me incomodou foi como o processo foi conduzido. Se o do 9 dedos foi cancelado por imparcialidade, imagina esse...
ExcluirJá estudei processo penal e código penal. Também não fiquei perdendo muito tempo com esse julgamento, pois - ao meu ver - foi apenas uma encenação.
ResponderExcluirO que eu ainda não consegui entender - e aí é ignorância mesmo - é qual é a prova que liga Bolsonaro ao 08/01. Foi a delação do CID?
Acho que com o 08/1 não foi tão o caso. acho que foi mais por todas as merdas que ele - burro - falava. Acho que o Bozo não tinha inteligência para dar golpe, e foi conduzido por outros. Mas, ele estava lá, espalhando merda por todo lado.
Excluir