domingo, 10 de julho de 2016

O novo plano da IF

Após Dona Maria abandonar sua corrida junto ao malucão, chegou a hora de seguir a maratona sozinho.

No primeiro planejamento o aporte mensal seria de 4k mensais.Na corrida solitária, o aporte passou para 2,4K. Neste valor já inclui gastos mensais com a casa e gastos pessoais. Claro que, como fiz uma previsão mensal de todo o gasto anual, haverá meses que o aporte será menor, como em Janeiro que há um monte de impostos a serem pagos.

Algumas considerações.
O planejamento é somente baseado na realidade atual. Aporte, % do rendimento da aplicação. Posso por exemplo sair do emprego e arrumar outro pior ou melhor, ou o % de juros no Brasil possa cair. A inflação não é considerada, pois na teoria, se há inflação haverá aumento do aporte.

O planejamento é que haja um rendimento de 1,1875% ao mês, 14,25 (taxa Selic atual) / 12).

Vendo o planejamento, temos:
07/2018 - 100k
04/2024 - 500k
08/2027 - 1M
12/2032 - IF. Rendimento bruto de 28113,57. Rendimento real (descontando inflação) 7K

Então, estou há 16 anos de atingir a 'mardita' da IF. O legal que vou me 'aposentar' antes do planejado :-)....

Abaixo está o planejamento deste ano. O planejamento conclui que em Dezembro teremos R$ 34780,00. Acho importante termos estas medidas para ver onde estamos na corrida.



Junto com a publicação do fechamento do mês, publicaremos nosso status atual na corrida.

E como estamos hoje?

Vendo o gráfico de acompanhamento, estamos acima do planejado. Isto aconteceu devido aos bons rendimentos obtidos, alguns meses o aporte foi maior que o planejado, outros menores. 
Estou feliz em estar com o rendimento acima do planejado porque houve o empréstimo para a minha mãe, e apesar de tudo, não afetou a corrida à IF. 

É isto, e vocês, tem algum planejamento de quando irão ficar vendo a vida passar mansinha?


7 comentários:

  1. Parecido com o meu. O meu é acumular tesouro, lci e imóveis, além de um pouco de moeda extrangeira durante os próximos anos. Decidi que quando fizer 40 vou viver em uma pequena praia aqui em Portugal, onde os imóveis sejam bastante baratos por não haverem muitos empregos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal é ver que para o futuro dará para termos uma vida tranquila. Farei um post sobre onde viverei após a IF e quando ficar bem velhinho, caso eu precise de condições de ajuda para viver.....

      Excluir
  2. Boas,

    Muito bom fazer esse tipo de projeção. Eu já fiz mas não considerei muitas variáveis como inflação, que é o mais perigoso.

    Bons aportes, tem tudo pra ir mais longe que a IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, pq quando planejamos vemos é possível atingirmos a IF. Basta ter paciência e estar atento ao plano.

      Excluir
  3. Boa Maluco! Preciso fazer um plano desses detalhado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom termos este plano Ser Lixo.... Acho que este plano vale para qualquer um atingir a IF e o mais importante, ter alguma previsão futuro de como estaremos.....

      Excluir
  4. Eu vim do futuro para avisar que vc está bem próximo de cumprir a sua meta ;)

    ResponderExcluir