sexta-feira, 24 de julho de 2020

O Brasil não é confiável

Bom senhores, um tema político no blog. Há tempos estou pensando nessa sacanagem que nosso presidente acabou fazendo e que indiretamente abala todo o setor de investimentos no país.
Você talvez tenha comemorado pois o futebol no Brasil geralmente é transmitido pela Globo. Odiada por uns, odiada por outros. 
A medida provisória 984/2020, na qual dá aos mandantes o direito de transmissão de TV. Por um lado, é positivo aos telespectadores pois dificilmente ficará sem ter uma transmissão devido a algum clube não ter o mesmo veículo com contrato. Mas não é isso o fato que quero abordar aqui.
A Globo, pagou milhões pelo Campeonato Carioca, só não fechou contrato com o Flamengo. Sem contrato, sem jogos. Sem mais nem menos, o presidente da república dá ao Flamengo a oportunidade de conseguir transmitir seus jogos, mesmo quando o outro clube é acordado com a Globo e já recebeu por esse vínculo "exclusivo". O grande problema é que, uma MP editada após a assinatura do contrato simplesmente vigorou sobre qualquer acordo feito antes. Isso É EXTREMAMENTE RUIM AO PAÍS.
Como uma empresa vai ter confiança no país para investir milhões, bilhões aqui? Imagina uma operadora de energia que ganha um contrato, e de repente vem uma MP que fala que o preço da energia tem que ser no máximo X reais.

A grande questão disso que essa MP foi feita as pressas, sem consultar outros clubes, nem imprensa nem nada. Simplesmente foi ao fato do presidente não gostar de uma determinada empresa e tentar prejudica-la. Isso não é política esperada por um país que se julga correto.

Lembram-se da Venezuela? Simplesmente tomou para si todas as empresas estatais. Resultado? Hoje ninguém quer investir lá. Você investiria lá? Você investiria em um país que, de repente, pode no meio do jogo mudar as regras para prejudica-lo?

Bom, que fique de reflexão.

Só voltando ao termo futebol e divisão de valores. Até hoje não entendo o porquê todos os contratos ser individuais com o clube e não com o Campeonato em si. Seria muito melhor ter uma disputa por direitos de transmissão e a divisão ser de acordo com a classificação da equipe no campeonato. Eu prefiro ter 20 times muito iguais financeiramente do que 3 ou 4 fortes. Vide a NFL que cada ano é uma grande surpresa para nós. Aliás, sou muito fã de esportes americanos.

Então, é isso. Inté mais.


11 comentários:

  1. Olá, MB.

    Eu achei essa MP boa para os times e para os telespectadores. Ter monopólio de transmissão de futebol como a Globo tem é interessante só para ela. Praticamente a maioria dos times gostaram da MP.

    No seu último paragrafo você respondeu o motivo da MP.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que o certo é um contrato de forma individual onde o campeonato existe vários clubes. Com contrato individualizado pode afetar o valor de pequenos clubes e fora que tudo se torna uma zona. Sou a favor de ter um modelo que sirva para o campeonato todo.

      Excluir
  2. Maluco, apesar de eu estar bem for fora do tema específico que você abordou (não acompanho esportes nem gosto de futebol), que o Brasil não é um país confiável nós estamos cansados de saber, não? Será que alguém esqueceu da prisão em segunda instância? Pois é.

    Não é fácil viver nesse país.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Me admira vc falando isso, uma pessoa tão séria "defender" a globo, ela sonega bilhoes meu amigo, sempre esteve do lado do "jeitinho mais facil", tem mais é que definhar mesmo (como está acontecendo). Quanto aos investimentos no Brasil aguarde e verá que vc também está errado. Caso apague o meu comentário estará concordando comigo, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou defendendo a Globo, apenas que contratos sejam respeitados. Até porque o Flamengo fez jogos com equipes que tinham contratos que davam o direito deles para outra empresa e não para o Flamengo.
      Eu acho que isso foi inclusive um desrespeito com os outros clubes.

      Excluir
  4. Se a GLOBO fosse uma empresa séria, eu até aceitaria o seu argumento. A verdade é que a lei antiga de que os dois times teria que concordar para que fosse feita a transmissão foi feita exclusivamente para tentar garantir um monopólio das transmissões e artificialmente criar um monopólio. Então a lei antiga prejudicava todo mundo (espectadores, clubes e etc) menos a empresa que conseguisse comprar os direitos e tentar forçar outros clubes a aceitarem ofertas bem menores do que teriam se fosse um mercado aberto.
    Tenho várias críticas ao presidente, porém esta medida foi super acertada, irá melhorar e muito o futebol brasileiro (financeiramente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou defendendo a Globo, apenas que contratos sejam respeitados. Até porque o Flamengo fez jogos com equipes que tinham contratos que davam o direito deles a outra empresa e não para o Flamengo.
      Eu acho que isso foi inclusive um desrespeito com os outros clubes.

      Sim, a lei antiga é péssima e tb não gosto da atual, para mim, se vc participa de um campeonato, sou do tipo que todos deveriam concorrer de forma igual. É injusto time A receber 100 milhões e 10 times receber 5 milhões. Acho que deveria ser distribuído de forma mais justa.

      Excluir
  5. Interessante sua reflexão, vou dar minha opinião sobre seu ultimo paragrafo, eu já trabelhei em um clube pequeno que disputava Serie D, porém, era bem organizado, as remunerações dos jogadores era constituída pelo salario registrado em carteira + os direitos de imagem de cada jogador....por isso que os contratos tem que ser individuais, para respeitar os clubes que investem pesados em jogadores com mais nome....e uma das formas dos clubes ter retorno financeiro é da TV....e quem decide isso é a CBF, depois, a federação de cada estado...existe toda uma hierarquia...

    ResponderExcluir
  6. Brasil é uma piada!
    Aqui está se tornando uma verdadeira Venezuela!!

    ResponderExcluir