quinta-feira, 28 de maio de 2020

O vírus é de esquerda ou de direita?

Eu não queria tocar nesse assunto de vírus e política, se fecha ou se abre a economia. Até porquê, eu não tenho uma opinião formada sobre a abertura ou não do comércio. É muito fácil ficar isolado quando se tem o que comer e muito difícil falar para ficar em casa quando a barriga do seu filho ronca de fome.

O que descobrimos nisso tudo é saber o quanto o Estado brasileiro não tem informações de seus cidadãos. Não tem um cadastro onde sabe que Maria é casada com João e tem como filhos Zezinho e Mariazinha. E aí para chegar o benefício a quem realmente precisa é um grande problema. Se isso fosse um ponto de equalização rápida, eu seria totalmente a favor da quarentena.

Mas, há um porém nisso tudo. O vírus não está nem aí para nada disso. Muitos acreditam que tudo isso é algum evento político criado para derrubar governadores. Se você é desses, sugiro ficar parado na frente de um hospital de grande centro. 

Mas e aí o que fazer?

Vocês lembram quando tudo começou? Vocês lembram quando o Brasil fez uma operação de guerra para resgatar pessoas em Wuhan? E quando o vírus chegou aqui, tudo foi transformado em uma doença normal. Não, não é normal. E vimos em outros países como tudo colapsou, acompanhamos de camarote com pipoca e coca-cola e não nos preparamos. Achamos que estávamos imunes a tudo isso.

E eis que o vírus chegou nessa terra abençoada por Deus, e ele se transformou em um vírus político. Em vez de nos unirmos, brigamos feito pitbulls, ora marcado por abre ou fecha, ou é uma gripe apenas. Para o vírus, olha, ele não está nem aí.

Bom, estamos no fim de Junho, os casos de mortes no Brasil só aumentam e nesse momento crítico os governos estão decididos a abrir a economia. E vamos abrir a economia sem mesmo saber qual é a fotografia atual. Primeiro porque não fazemos testes e segundo que as mortes também demoram para serem diagnosticada e jogadas no sistema. Vejam, a poucos meses tínhamos dezenas de casos e agora temos milhares. O que você acha que vai acontecer se tudo começar a normalizar? O vírus não quer saber de nada, ele só quer prosseguir.

Eu não sou especialista em nada, mas meus amigos, talvez eu seja pessimista demais, é verdade. Mas, acho que dentro de poucos meses, nós brasileiros estaremos fardados a vermos um número inimaginável de mortes. Não queria dizer isso, e nem quero, mas o vírus não está nem aí.

Minha previsão é que tudo começa a se acalmar quando 50% da população for atingida e ter os anticorpos naturais ou com uma vacina. Fora isso, a doença continuará com sua tragédia de números.

Rezamos para que esse vírus não te atinja membros da família. Uma amiga perdeu seu pai, o cunhado da minha tia perdeu pai e avô. Um amigo teve seus pais entubados e conseguiram se recuperar. Então, rezamos. Porque não adianta debatermos se abre ou fecha. Na verdade, deveríamos debater qual chá dar para o vírus, de hortelã ou camomila. É ele quem decide o que fazer.

Esse é um artigo para apenas causar reflexão. O que deveria ser ou não feito, talvez eu faça um outro artigo.





10 comentários:

  1. o Bostil é uma loucura. Todos os países que reabriram, o fizeram quando os números estavam caindo.
    Já no Bostil, os números de mortes estão subindo a cada dia, e os "ixpertos" estão reabrindo comércio. Haja burrice!
    Eu pensei que chegaríamos a 1200 mortes diárias e a partir daí cairia. Mas, agora já acho que chegaremos a duas mil, já q reabrirão o comercio.
    Cara, inacreditável, está caindo 3 aviões por dia no Bostil, e tem gente que quer voltar para a rua como se nada estivesse ocorrendo.

    Eu nunca morri e nunca passei fome, mas não tenho dúvida alguma do que eu escolheria fazer em caso de ter que escolher. Para não deixar dúvidas, escolheria passar fome.

    Agora, penso o seguinte a respeito da insanidade das pessoas. O bostileiro financia casa, carro, celular e viagens. Não reclama.
    Mas, acha um absurdo financiar comida. kkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado. Mas eu nem comentei dessa galera, que realmente existe, tem uma renda boa, mas no fim não tem uma grana guardada. A galera que eu citei foi aquelas pessoas
      que realmente não tem grana mesmo. A grana que ganha no dia é para comprar comida e isso, infelizmente temos de monte no BR.

      É, vamos ver o que vai acontecer nesse país. O vírus não é político e não segue regras. Eu, infelizmente, como você, estou prevendo o caos tb.

      Excluir
  2. Concordo um pouco com a sua reflexão, mas mesmo com metade da população com anticorpos isso ainda é muito sensível pq tem as chances de mutação. Na China parece que teve uma mutação e eles estão tendo uma complicação de novo e essa possibilidade pode mudar tudo de novo, infelizmente =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu ouvi falar disso, mas não vi matéria sobre. Eu vi realmente que houve a mutação normal do vírus mas que o mesmo com as mutações não havia a chance de re-infecção de uma pessoa que já tenha anticorpos.

      Excluir
  3. Maluco, estamos diante do que talvez seja uma das maiores questões dos tempos modernos. Eu também não tenho uma opinião formada, mas acredito que o equilíbrio é necessário: fique em casa quem pode e saia quem não tem absolutamente nenhuma outra alternativa. Apesar disso, hoje tive que ir ao hospital, um hospital grande de capital, e ele estava absolutamente vazio (pelo que eu pude ver). Não estou de forma alguma menosprezando o vírus, mas talvez haja um problema de logística incluído entre todos os outros problemas que essa pandemia trouxe.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu acho que alguns lugares de SP ainda está tranquilo. Hj eu vi uma matéria sobre o hospital de campo lá no Pacaembu e ele nunca atingiu sua lotação máxima. Mas que bom que estejamos assim.
      Eu torço para que tudo fique bem.

      Excluir
  4. Acho que não foi só aqui a politização. Duvido que morreram 3.400 pessoas na China. Não acredito em nenhuma corrente de cientistas, eles estão chutando. O que se sabe e parece ser confiável é aquela informação que todos sabem, a taxa de transmissão fica em torno de 1, que 80% não vai sentir muito e dos 20% que sentirem, uns 10% vão pra UTI. Concordo com o colega de cima, os governadores queimaram a largada e agora se veem forçados a abrir a porteira no pior momento. É rezar para o povo não pegar no transporte, nas aglomerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu tb concordo. Muitos lugares escondem os número. Na Venezuela nem caso teve. Ou ficou muito bem controlado. Engraçado como não se coloca notícias e outros países na região. SEmpre falam muito de EUA, Espanha, França, Itália e Alemanha. Não sei pq...

      Excluir