sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O Plano

Este será um post para falar um pouco como eu pretendo chegar na IF.

O meu real objetivo é se aposentar com 15 salários mínimos atuais sem ter nenhuma dependência com o governo. Para isto, eu preciso de um valor que me renda R$ 13200,00 mensais por mês de proventos + a inflação do mês. Pretendo atingir a IF com pelo menos uns 50 anos.

Vejamos então, o valor necessário para alcançar este rendimento.
Usando os dados atuais do Tesouro Direto indexados ao IPCA, pegando o de vencimento mais curto (Tesouro IPCA+ 2019 NTNB Princ), a taxa paga : IPCA + 7,23 a.a, o que dá 0,6025 p.m. Lembrando que, esta aplicação já assegura a correção automática da inflação. Fazendo um cálculo básico, precisaremos então de R$ 2030769,23 para atingir uma aposentadoria tranquila. Claro, não saberemos se no dia da IF, o Tesouro direto estará tão generoso... Mas, não acho que 0,6 ao mes seja algo impossível, muito pelo contrário, acho totalmente possível. Estou levando tb em consideração de estar casado. Uma vez casado, sempre casado (com a mesma pessoa). Caso esteja solteiro, 10 salários mínimos, acho um bom 'salário'.

Então é isto, até a próxima.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário