quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Da esmola ao ouro - Livre-se do FGTS

O pobretão de vida ruim está com um plano para resgatar seu FGTS forçando a demissão de sua empresa, porém, ele só vai receber o valor da empresa atual, das demais empresas ficarão retidos.

Como nosso governo é 'generoso' conosco, ele pega 1/10 dos nossos ganhos e faz um investimento maravilhoso que rende incríveis 3%........AO ANO... Acho que leram o "Homem mais rico da Babilônia" e transformou o resgate de 1/10 do salário no plano FGTS....Assim, seríamos uma nação milionária.

Bom, se você é funcionário público ou trabalha como PJ, pare de ler, porque este artigo destina-se aos CLT's da vida....

Uma das formas de fazer o governo parar de nos roubar e resgatar este dinheirinho é:

- Na demissão sem justa causa; ATENÇÃO: só resgata o valor da empresa atual...veja aqui
- No término do contrato por prazo determinado;
- Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho - inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Na aposentadoria;
- No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural previsto no Decreto n. 5.113/2004(clique aqui), que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Na suspensão do Trabalho Avulso;
- No falecimento do trabalhador;
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna - câncer;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive;
- Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
- Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
- Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Veja, para sacar tudo, ou vc fica 3 anos fora do FGTS, ter que acontecer alguma merda muito grande ou você investe em um imóvel.

Então este é o nosso plano, resgatar esta grana via imóvel.

Fiz uma simulação na Caixa, no valor de um imóvel de 200k. O valor financiado é de 180K, com entrada de 20K. Ou seja, você tem que arrumar 40K. Se você tem isto no seu FGTS, se sinta feliz, se ainda não tem, continue trabalhando que o Governo te ajudará a poupar.

A primeira parcela ficou em R$ 1649,00.

Depois de 46 meses caiu para R$ 1505,38

No mês 218 (18 anos e pouco depois) estava em R$ 956,00

A última parcela para R$ 500 e poucos

Vamos supor que você alugue nos três primeiros ano por 1k, e a cada 3 anos o aluguel sobe 150k, teremos:
3 1000
6 1150
9 1300
12 1450
15 1600
18 1750

Nos primeiros anos você terá que "investir" de verdade no imóvel, então investiria por 9....10 anos, as seguintes diferenças:
***Valores aproximados*****
Triênio Valor Aluguel Média da prestação Diferença Total no triênio
3 1000 1611,33 611,33 22007,88
6 1150 1497,8 347,8 12520,8
9 1300 1300 0 0
12 1450 1230 -220 -7920
15 1600 1110 -490 -17640
18 1750 1000 -750 -27000

Veja que, você terá que investir mais ou menos R$ 34,500 para que a partir do ano 12, você comece a receber um pouco de aluguel.

Você investiu 34k, para ter um imóvel de 200k, e que, a partir do 12º ano começará a te render dividendos. Veja que, em 9 anos, você receberá mais ou menos 52k. Então você investe agora 34K para que, a partir do ano 9 receba algo. Veja que, no ano 18, em um ano você praticamente recebe todo o dinheiro investido.

Hoje, no TD conseguimos no pré-fixado 12,05. Seguindo a regra do 72, dobraríamos a grana a cada 6 anos +-. Com 18 anos, no TD, teríamos 102K. Com aluguel, já nos rendeu 52K... E ainda temos a receber 200k se vendermos o imóvel.

E se meu FGTS ficasse rendendo

Não se assustem. Segurem firme ai. Eu vou ser bonzinho, e vou simular se tivesse investido durante todo o tempo do financiamento que é de 360 meses ou 30 anos. Na nossa simulação do imóvel, "paramos" no ano 18 ou 216 meses

Veja que em 30 anos teríamos incríveis 97K. Se considerarmos uma inflação generosa de 4% ao ano, teríamos exatos 30K. O governo bonzinho ficou com 10k. 

E se fosse os 18 anos que usamos para calcular os dividendos do aluguel....
Os 40K virariam 68k.

Conclusão

Se você não tem casa própria e tem um belo FGTS, talvez seja melhor comprar sua casinha, morar nela ou mesmo alugar. O governo te rouba e nós pobretões mal percebemos.

Este foi estudo supérfluo, mas deu para notar que nós pobretões temos que sacar este FGTS. Sem contar que, a cada 2 anos podemos usar o FGTS para amortizar o valor do empréstimo. 
Então meus amigos, isto será uma das minhas metas a ser colocada em breve. Não quero que o governo continue gerenciado este meu dinheiro.

E ai, o que vocês acharam?

Outras fontes:



8 comentários:

  1. Fala, maluco.

    Raciocínio excelente. Eu fiz cálculos parecidos pra usar o meu e ter algo diversificando meu portfolio em investimentos "reais" não-financeiros. Acho que é um bom caminho a seguir, principalmente se você consegue alugar no primeiro ano.

    Único porém é a obrigação da parcela fixa, que vira um problema caso você seja demitido. Mas de fato é um risco controlável e que faz todo sentido se pensarmos que o FGTS fica lá perdendo metade do valor todo ano.

    Ceariba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É foda.... é tipo um imposto indireto que pagamos mantendo FGTS parado.....

      Excluir
  2. Eu quase não tenho nada parado no fgts pois como comecei minha vida profissional na area publica nao tinha esse deposito em conta. Atualmente devo ter uns 6k lá. E desses, 4k são da empresa atual em que estou trabalhando. Logo pra mim se torna inviável esse plano a princípio.

    No entanto esses 4k que venho acumulando nesta empresa que estou agora, não penso em perder não. Não vou abir mão da minha recisão e nem do meu fgts rs. Imagina você, ja estou a mais de 4 anos nessa empresa e resolvo sair e pedir as contas para trabalhar em outra coisa e perco essa grana? não mesmo e não ser que seje algo muito bom mesmo, dai esses 4k ficariam retidos junto com os outros 2k.

    Mas creio que não vou encontrar nada maravilhoso em termos empregatícios e quando eu ficar de saco cheio da empresa vou seguir o mesmo plano do pobretao.

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso compensa..... Eu já passei por várias empresas. O triste é ver o rendimento da primeira empresa. Acho que em 10 anos, tipo, de uns 4k que ela depositou, hj tem em torno de 4200....e devo estar sendo generoso..... :-(

      Excluir
  3. Fala Maluco, exatamente essa idéia que eu também coloquei no meu post sobre imóveis. Mas no momento os juros do financiamento estão muito caros. NMO só vale se vc tem no FGTS um valor 40% a 50% do valor do imóvel. Se vc vai usar seu FGTS para um imóvel e adquire 90% via financiamento (como no seu exemplo) está mais se fodendo no financiamento do que salvando sua grana do FGTS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais triste de tudo é o preço dos imóveis. Um lixão de 50m², os caras querem 280K...... Não acho nada por 200K, é o máximo que eu pagaria........(e ainda acho caro)..... Lá para o segundo semestre do ano que vem vou dar uma procurada em imóveis... O bom que é para alugar, então, não importa muito a cidade, claro, desde que a cidade tenha um bom movimento para aluguel..... Outro plano meu é virar PJ ou trabalhar para fora, neste caso, 3 anos sem movimentação dá para resgatar todo o dinheiro tb.......

      Excluir
  4. Fala Maluco!!
    Como vai amigo?

    Eu pretendo fazer isso quando juntar uma boa grana também, felizmente sou solteiro então a ideia é comprar um apê studio bem localizado em SP. Eu soube por terceiros, isto é não li em nada que seja oficial, que o dinheiro do fgts pode ser usado em reformas habitacionais também, fora isso da pra abater as reformas do iptu e da receita, sabe me dizer se é isso mesmo?

    Esse nosso governo está sempre avacalhando com a gente.

    abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo informações da caixa que copiei e colei aqui não consta pode ...... Neste link: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/e-possivel-usar-o-fgts-para-reformar-a-casa diz que a galera consegue via Justiça......

      Eu ainda vou ter que juntar mais uma grana pq ainda não consigo por algo em prática do que escrevi.... Não há imóveis baratos... E nem na crise parece que irão baixar.....

      Excluir